Thursday 7 January 2010

POR QUE NÓS BRASILEIROS SOMOS ASSIM

Antes de responder porque somos assim vamos ver quais são as nossas características:
1 - Preguicite aguda ou crônica : somos em geral folgados dorminhocos,sossegados,tranquilos,despreocupados.
O brasil(*) é o país que tem mais feriados,dias santos,pontos facultativos e finais de semana prolongados. Afinal somos o país da macunaímica preguiça(leia o livro Macunaíma de Mario de Andrade)

2 - Irresponsabilidade: Leviandade. Falta de seriedade. Inconstancia.
Daí a incompetência,ineficiência,displicência,falta de disciplina e organização,falta de seriedade.
'' O brasil não é um país sério'' - frase atribuída ao Gal De Gaulle,ex-Presidente da França.

3 - Desapreço aos compromissos assumidos.
Não cumpre o que promete e adia os compromissos até o último momento,isto é,só faz as coisas forçado pelas pressões do tempo,multa ou outras sanções. Falta de pontualidade:
ou chega atrasado ou não vem,sem dar nenhuma satisfação. Vive protelando para um amnhã que não tem fim. Em vez de ''Não deixe para amnhã o que pode fazer hoje'' diz :
''Não faça hoje o que pode fazer amanhã''.

4 - Individualista e amoralista.
Nossos melhores símbolos são os anti-heróis aéticos Pitum (da Utopia Selvagem de Darcy Ribeiro) e Macunaíma,o herói amoral sem nenhum caráter(sem lei nem grei,aventureiro e oportunista,indolente e covarde,malandro e otário.

5 - Jogador.
Procura de enriquecimento fácil e rápido,desejo de ganhar sem esforço. Daí o gosto pelos jogos de azar,legalizados ou não:loterias,loto ,''bicho'',etc.

6 -Misticismo.
Mentalidade mítica e magica. Daí suas crenças nas religiões animistas,suas frequencias nos terreiros de macumba e umbanda,nos centros espíritas,nas igrejas cristãs e atração pela astrologia e ciencias ocultas.

7 - Otimista.
Apesar de toda a miséria e ignorância em que vivem,os brasileiros são em geral,otimistas,talvez porque sabem que nesta bendita terra só morre de fome que quer. Sempre se pode dar um jeitinho para sobreviver.

8 - Espírito Carnavalesco.
Somos festeiro. Temos paixão pela alegria e pelo prazer

Essas são algumas das características execráveis dos brasileiros.
Mas porque temos essas características? ou seja Por que nós brasileios somos assim?
O filósofo frances Montesquieu(1689-1755) foi um dos promeiros a expor a teoria de que o clima condiciona as qualidades físicas e psicológicas do homem.Em seu livro O Espírito da Leis,Montesquieu escreveu: ''O calor excessivo mina as energias e abate o ânimo...os climas frios infundem ao corpo e ao espírito do homem certo vigor que o capacita para atos tenazes''.
Montesquieu afirmava que os habitantes dos países frios tendem a ser fleumáticos em
temperanento,relativamente insensíveis a dor,mas são vigorosos e fortes; e os que vivem em regiões quentes são geralmente de temperamento fogoso,sensíveis,sensuais,sem ambição,fracos e tímidos.
O historiador Toynbee,analisando a interação do homem com o meio geográfico,escreve que ''a facilidade é inimiga da civilização'' e que '' o estímulo ao homem aumenta de força na razão direta das dificuldades''.
Falando do enfraquecimento que represntam os ambientes ' PARADISÍACOS',geradores de homens indolentes ou povo voltados ao esforço maior para garantir a sua subsistência,Toynbee escreve:
'' Só depois que Adão e Eva foram expulsos do Éden(paraíso terrestre) é que os seus descendentes inventaram a agricultura e a metalurgia''.

Somos assim,porque o brasil(*) é um país tropical,esse clima tórrido deixa o ser humano com preguiça mental e física,além disso,o brasil não tem terremotos,não tem terras inabitáveis e incultiváveis,tem a maior região agricula e pecuária disponível do mundo,com a vantagem de não ter espaços gelados e invernos rigorosos,nem vulcões,nem furacões,talvez podemos dizer que o brasil(*) é o país mais bem equidado do mundo.
Paradoxalmente,justo aquilo que poderia fazer a grandeza do brasil(*),por enquanto,tem sido a causa de seu subdesenviolvimento econômico e cultural. Muita facilidade potencial levou a dificuldade real. A indolência é,por sua vez,consequencia da falta de motivação,de estímulo,interesse,vontade,
desejo de trabalhar.
E a falta de motivação é,por sua vez,consequência da falta de necessiade de se fazer esforço para sobreviver.
E a falta de necessidadeé,afinal,consequencia do clima tropical e da natureza potencialmente,pródiga e generosa dessa terra,fecunda e dadivosa,de eterno verão,onde não há necessidade de se preocupar com a sobrevivencia .
A indolência é,em última análise,determinada pelo excesso de calor e pelas facilidades de sobrevivencia inerentes às regiões tropicais .
Para terminar os habitantes das zonas tropicais não são indolentes porque são atrasados,mas,ao contrário,são atrasados porque são indolentes,pois numa região fértil e generosa não tem necessidade de fazer muito esforço para sobreviver. Daí porque também não há motivação para progredir.
O sonho do brasileiro pode-se resumir nesta frase: VIVER SEM FAZER ESFORÇO E SE APOSENTAR O MAIS CEDO POSSÍVEL.
Os brasileiros teem ogeriza ao esforço e aversão pelo trabalho.

Portanto chegamos a concluão que este país não tem solução e a tendencia é só piorar a menos que a natuerza nos retire todas as suas dádivas e nos conceda desatres naturais terríveis e mesmo assim dúvido que saiamos desta letargia mental e física pois como propaga, essa coisa nojenta e mentirosa chamada hino nacional em uma de suas estrófes diz ''DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO''

OBS: (*) - É PROPOSITAL

07/01/2010
Por Johnson Varella

1 comment:

Unknown said...

vagabundo, esse texto deveria ser divulgado antes da proxima eleição ai quem sabe algo poderia acontecer.

Abraços.

Neilton