Monday 12 May 2008

POR CAUSA DE POUCOS NÃO SOU UM MISANTROPO NO SENTIDO ETIMOLÓGICO

Eu não sou exatamente um misantropo, pelo menos não na sua definição etimológica, não odeio o Homem, antes pelo contrário, acho que somos uma espécie com demasiadas particularidades. Mas não sou definitivamente pessoa para me embrenhar nas relações humanas, não tenho fobia a elas , mas definitivamente não são para mim. Toda a gente conhece pessoas de merda durante a sua vida, eu não sou exceção.

A minha questão é, e sempre foi a mesma, tenho uma necessidade quase patológica de solidão. Adoro o silêncio, adoro ficar acompanhado apenas e só pelos meus pensamentos, adoro fazer as coisas ao meu ritmo, adoro fazer apenas e só o que me apetece. Detesto a mediocridade, detesto a banalidade, detesto o carneirismo, detesto as modas, detesto o politicamente correcto, detesto gente sem a mínima personalidade. Detesto quem faz e diz apenas o que pensam que querem que façam e digam, detesto poses, detesto competições imbecis, sim... detesto o lado imbecil da Humanidade. E aí sim, sou Misantropo. E porque isto tudo? Por um simples desabafo.

Gosto das pessoas, se elas forem como você Edu,a sério que gosto, gosto das suas particularidades, gosto de as ouvir, gosto de falar com elas, gosto de discutir filosofias de vida. Gosto de uma boa piada,  gosto de sorrisos sinceros e vazios, gosto de comprimentos de até outro dia, até à próxima, gosto de aprender, gosto de descobrir. Mas estou cansado... Estou cansado, pois,de todas as pessoas que conheço somente com algumas,na verdade 02 ou 03, consigo manter um diálogo realmente proveitoso e uma dessas pessoas inesquecíveis é você. Por isso quero estar sozinho, fumar um cigarro em paz... Quero ser um vulto negro, sozinho, não quero que ninguém me fale, quero uns dias assim... Não quero multidões, não quero que me venham falar de merdas que não tenho o mínimo interesse, não quero aturar as bebedeiras de ninguém, quero ser um fantasma. Não é a falar mal de ninguém, a sério que não.   Não estou de mal com ninguém, as pessoas com quem não quero falar digo na hora, conhecem-me, sabem disso. Mas estou cansado de conhecer pessoas que não agregam nada na minha vida e nem eu na delas.Você e outras 02 ou 03 pessoas é que fazem que eu não me torne um misantropo no sentido etimológico da palavra .

Vivo 24 horas do dia convivendo com pessoas ocas, diletantes, fúteis,ignóbeis, oligofrênicas e coprófilas, tanto no ambiente de trabalho como na televisão, rádio, jornal, transporte coletivo etc. São 24 horas que não consigo expor ou ouvir uma idéia produtiva para o crescimento intelectual do ser dito humano, e assim tornar esse mundo Kafkiano um pouco melhor.

Mas esse sentimento nojoso pela humanidade não chega ao seu clímax definitivo, pois lembro que além dessa horda, que por um engano da ciência pertencem também à espécie Homo Sapiens , existem pessoas como você e outras poucas que fazem a diferença no mundo e quando isto me vem na mente  deixo de ser um MISANTROPO NO SENTIDO ETIMOLÓGICO DA PALAVRA.

1 comment:

Eduardo Miranda said...

Johnson, este é um exemplo de como um blog pode parecer, e como ele pode funcionar - enviando o texto para um endereço de email é a maneira mais fácil. Há um limite de 10MB para o email, incluindo imagens.

Tomei a liberdade de usar o artigo que me enviaste a pouco. Espero que te empolgues com a idéia...

Um grande abraço!